Torne produtiva uma área, da forma mais natural possível

Agrofloresta

35 aulas

Pergunte aos mestres

Certificado (40 horas)

Acesso por 2 anos

Aulas gravadas no sítio do Peter mostrando todos os passos, desde uma área nova, até uma agrofloresta de 12 anos

Peter mostra o conceito dessa solução de cultivo mais natural, baseada em hábitos de povos ancestrais. Recentemente, a ciência reconheceu e sistematizou essas culturas. Ele nos dá uma visão histórica dessa prática milenar.

Jardineiro desde os 15 anos, participou do movimento hippie nos anos 70, cursou Agricultura Biodinâmica e conheceu Bill Mollison e David Holmgren, com quem teve seus primeiros passos na Permacultura. Hoje ele oferece oficinas e cursos de Agrofloresta e Permacultura e se dedica ao Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi, interior de São Paulo.

Peter Webb

“Uma parte das coisas você não acha escrito em nenhum lugar. Esse conhecimento vai acordar dentro de você quando você estiver brincando com as plantas, quando você tem contato com as plantas dentro da Agrofloresta.

Comece com o que é fácil, comece com o que te faz feliz. Comece pequeno. Desse jeito, você vai aprender, as plantas vão te ensinar, as plantas vão te ajudar”

Conteúdo desta dose de reconexão

Introdução

História da Agrofloresta
Peter mostra o conceito dessa solução de cultivo mais natural, baseada em hábitos de povos ancestrais. Recentemente, a ciência reconheceu e sistematizou essas culturas. Ele nos dá uma visão histórica dessa prática milenar.

Historia do Peter
Peter foi jardineiro aos 15 anos, participou do movimento hippie nos anos 70, cursou Agricultura Biodinâmica e conheceu Bill Mollison e David Holmgren, com quem teve seus primeiros passos na Permacultura. Hoje ele oferece oficinas e cursos de Agrofloresta e Permacultura e se dedica ao Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi, interior de São Paulo.

Historia da Terra
O tipo e a qualidade de solo de cada lugar depende do que aconteceu naquele local ao longo dos anos. Desde da era glacial até os dias de hoje, todo esse processo evolutivo fica registrado numa espécie de memória da Terra.

Imitando a Natureza

O que é Agrofloresta ?
A natureza funciona muito bem em várias camadas, com espécies diferentes convivendo juntas. A Agrofloresta propõe a modulação dos ciclos e dessas diversas camadas para gerar mais fertilidade e abundância.

Como funciona a natureza
Os ciclos de vida e morte, claro e escuro, o que cai e o que cresce. Tudo está interligado. Os níveis de transformação vão acontecendo simultaneamente. A nossa percepção e nossa compreensão desses processos melhoram cada vez mais a partir da observação da natureza.

Interdependência
Na floresta, a natureza cria abundância em grupos que fazem parcerias. A interdependência é uma forma de relacionamento entre seres de vários gêneros e espécies diferentes que compartilham o mesmo local. De forma harmônica, elas negociam entre si o ar, a água, a luz e os nutrientes disponíveis naquele espaço.

Ponto de Partida

Onde estou e qual o meu propósito?
É fundamental perceber, reconhecer e analisar o lugar onde será feita a agrofloresta. Uma praça, um vale, uma montanha, um pasto, uma mata ciliar, cada um tem uma característica. É possível fazer agrofloresta até em cima do concreto. Ao usar a criatividade, ajustando as camadas, pode-se melhorar o relacionamento entre as plantas e os outros seres da agrofloresta.

Por onde começar ?
O que você consome? Quanto você precisa? O que você gosta? A escolha do que plantar precisa ser feita, levando em conta vários fatores como o calendário, relevo e o clima da região. Mas é fundamental pensar no que você mais gosta de comer. As pessoas da família, da comunidade ou as que estarão envolvidas no plantio também devem ser ouvidas, porque elas normalmente podem dar mais apoio quando se sentem parte daquela história.

Espaço e Tempo
O espaço que a agrofloresta vai ocupar está relacionado com o tempo. E o tempo é valioso. Qual é o tamanho do espaço que eu terei tempo para cuidar? Cuidar bem de uma área pequena é o ideal para começar. Assim, se adquire o aprendizado para expandir para uma área maior.

Desenhando e Planejando

Relevo
Todas as formas de relevo são baseadas em montanhas e vales. Nos vales se acumula água e umidade. As árvores devem crescer no topo dos morros e nas partes íngremes. Imitar essa dinâmica natural é um caminho básico para planejar a agrofloresta.

Classe Sucessional
As colonizadoras são os capins de folhas lineares. As pioneiras são aquelas que são trazidas pelo vento ou pelos pássaros. As secundárias também chegam para formar outra camada um pouco mais alta. E as plantas terciárias – que são também chamadas de clímax – são as árvores que vão viver muito tempo, como um ipê ou um jacarandá.

Ventos e lagos
Para proteger as plantas dos ventos de rajada, é importante plantar árvores de quebra-vento, para criar um ambiente mais calmo. E regiões mais secas, fazer pequenos lagos também traz umidade e potencializa o crescimento das plantas.

Geometria das Plantas
Os formatos das plantas dizem muito sobre as suas características. Triangulares, quadradas, circulares, ovaladas as formas refletem o comportamento delas em relação a umidade, a luz e aos nutrientes.

Plantando

Do papel para terra
Depois do planejamento, chegamos à parte prática. Vamos entender como organizar e como fazer a demarcação dos espaços. E também de que forma intercalar e alinhar as mudas, cuidando para que elas se mantenham saudáveis, mesmo com as mudanças de estação.

Aumentando a Fertilidade
No sul do Brasil, temos predominância de terras ácidas, onde o calcário ajuda no desenvolvimento das raízes das plantas. Já ao norte e nordeste do Brasil, temos muitas terras alcalinas, que já tem calcário, mas pedem enxofre para ficar mais equilibradas. É importante entender que cada região tem as suas necessidades e recursos específicos.

Plantando 1
Desde abrir a cova até a cobertura da terra, cada detalhe é importante, para evitar a terra seca ou proliferação de alguma erva daninha. Plantas diferentes geralmente podem viver em harmonia, atraindo pássaros e insetos que vão trazer ainda mais biodiversidade. Um dos objetivos da Agrofloresta é aumentar a biodiversidade do local. Uma regra básica é: Não colocar mudas iguais ou parecidas lado a lado. Cada planta tem uma característica e uma função no ambiente. E todo o seu potencial pode ser aproveitado. .

Plantando 2
Mais plantio !

Plantando 3
Mais um pouco !

Plantando 4
…. e muito mais, para você ver o “jeito do Pete”.

Dica – Medidas e Quantidades
.

Dica – Quem nasceu na roça
.

Recursos

Sementes
Sementes saudáveis tem trocas constantes com o ambiente e, quando formam os bulbos, ajudam a abrir a terra, trazendo ar e umidade. Para o início da Agrofloresta, Peter sugere que se faça uma mistura de sementes bem diferentes: anuais, perenes de curta ou de longa vida.

Valor das Sementes
Sementes são recursos valiosos. No mercado a maioria das sementes são sementes híbridas, transgênicas ou envenenadas. Uma forma de manter a variedade é utilizando sementes crioulas e orgânicas. Peter explica a diferença entre elas e sugere que elas podem ser conseguidas é através da troca de sementes.

Ferramentas na Agrofloresta
Nesta aula, Peter mostra algumas das principais ferramentas utilizadas na Agrofloresta. Além de falar das características de cada uma, ele nos dá dicas de como escolher, como utilizar e como fazer manutenção.

Manejo

Manejo 1
A poda não prejudica a planta. Feita de forma correta, ela potencializa o desenvolvimento do ambiente todo. Quando podamos, fazemos escolhas que, consequentemente, podem levar nutrientes para uma planta e trazer mais luz para outra. Essas decisões influenciam diretamente o crescimento saudável e a abundância da agrofloresta. Existe uma comunicação sutil entre todos os seres do ambiente. Essa interação às vezes provoca reações que estão fora do alcance do ser humano. Algumas podas naturais acontecem sem a nossa interferência, através de brocas, cipós ou vento.

Manejo 2
A poda tem seus segredos. Peter dá algumas dicas de como podar, onde podar, com quais ferramentas e como utilizar os galhos para produzir mais matéria orgânica.

Manejo 3
.

Renovação da Agrofloresta
A agrofloresta vai trazer vitalidade e abundância para o ambiente. Para isso, é essencial manejar a luz e os recursos disponíveis, podando ou plantando, sendo agente da vida ou da morte, seguindo as leis da natureza.

Dica – Minhocas californianas
.

Desafios e Soluções

Constância
Há alguns desafios recorrentes na agrofloresta. Encontrar espaços desocupados, conseguir terra fértil, saber lidar com as pragas e saber o quanto estamos dispostos a superar esses desafios.

Pragas e Animais
Pragas surgem por falta sol ou de nutrientes. Circular sempre no espaço, atento a tudo que está acontecendo nas plantas é o primeiro passo para modular esses elementos.

Irrigação
Regar manual ou com microaspersores? Dentre tantas soluções, Peter indica algumas específicas para cada caso. Mas é importante lembrar que nem todas as plantas gostam de água o ano todo.

O Agrofloresteiro

Influência da Lua
O ciclo da Lua não influencia só as marés, mas também o crescimento das plantas. Trabalhar a poda e a semeadura usando a luz da lua e dos astros a seu favor é um requinte que Peter recomenda que se tenha na Agrofloresta.

Hábitos de um Agrofloresteiro
Colher sementes, trocar e conversar com as pessoas da roça. Saber ver tudo com atenção constante para observar o que as plantas e o ambiente estão dizendo. Peter dá dicas de comportamento para quem quer fazer da agrofloresta o seu estilo de vida.

Caminho na Mata
A floresta é uma entidade e a natureza é sintrópica. Caminhando pela mata, Peter fala da potência e dos sentimentos que o contato direto com a natureza que desperta no ser humano.

Qual o valor de um curso presencial ?

É preciso lembrar que essa é uma dose condensada do conhecimento de um grande mestre, e abrange o conteúdo equivalente a alguns cursos presenciais de até dois dias, que costumam ser oferecidos entre R$ 550 à R$ 1.200 dependendo do local, alimentação e hospedagem.

Se por um lado na maioria dos cursos presenciais você tem uma experiência sensorial (e isso nós apoiamos!), por outro lado você não tem acesso ao conteúdo por 2 anos, podendo tirar dúvidas com o mestre durante todo esse tempo !

Acessar agora !

ACESSO

Veja e reveja tudo por 2 anos

Tire dúvidas com o mestre

Obtenha seu certificado

ENTRAR

R$ 1.200,00

R$ 879,00

(4x R$ 219,75)

GARANTIA

7 dias para pedir seu dinheiro de volta se não ficar satisfeit@.

Sem burocracias