O Calendário Cósmico

O UNIVERSO….. É aqui que tudo começa e termina.

Os limites do que a ciência conhece, e até mesmo do que assume não conhecer, está aqui “dentro” … do UNIVERSO.

É bastante provável que você, que está lendo esse texto agora, esteja neste universo … e é por isso que consideramos de muita importância você conhecer algumas questões básicas sobre a formação deste “espaço”.

Este assunto pode ser gigante, quase interminável, então serei o mais sucinto possível, sempre dando destaque para o que mais nos interessa aqui no Pílula Verde: a Reconexão com a Natureza.

Mas caso você queira estudar mais sobre algum assunto, que vamos abordar aqui, vamos deixar no final do texto algumas indicações de leitura.
Algumas consideramos fundamentais para seu entendimento, outras poderão servir como expansão de seu conhecimento.

Ela é bastante útil, e ainda será usada por muitos anos, por conseguir resumir em uma única imagem, os planetas ao redor do sol.

Carl Sagan, e o Calendário Cósmico

Carl Sagan (1934-1996)

Carl Sagan foi um importante astrônomo estadunidense do século XX. Participou de importantes missões da NASA e publicou diversos artigos científicos. Sagan fez mais de 600 publicações científicas e escreveu mais de 20 livros sobre Ciência e Ficção Científica.

Este é um calendário muito famoso entre os astrônomos, que foi concebido por Carl Sagan, em seu livro “Os Dragões do Éden” (1977), e apresentado na famosa série de TV “Cosmos”.

A ideia aqui é colocar em uma escala de tempo de 1 ano, os marcos mais importantes dos mais de 13.8 bilhões de anos do universo.
Nesta escala, cada mês representa um pouco mais de 1bilhão de anos e cada dia representa quase 40milhões de anos.

Dê uma boa olhada neste calendário. Mesmo que surjam muitas dúvidas, inspire-se com os conhecimentos que são novos para você.
Abaixo da imagem eu faço algumas observações do que eu considero muito importante prestarmos atenção.

Por mais que eu veja este calendário várias vezes, eu sempre me surpreendo com a insignificância de nossa espécie na medida de tempo do universo …

Você viu isso ?

  • No dia “zero” está o Big Bang, como é chamada formação inicial do universo…. antes disso ainda é um grande mistério….
  • É apenas em Setembro deste calendário, que o Sistema Solar se forma, inclusive a Terra
  • Em Outubro aparecem as primeiras plantas fazendo fotossíntese (a reação química mais importante para toda vida na Terra).
  • Em Novembro aparece os primeiros seres vivos Uni-Celulares
  • Apenas em Dezembro aparecem os seres Multi-Celulares (seu pra perceber que já estamos no final do ano ?!)
  • É apenas no dia 28/Dez que aparecem as flores ! Em meio aos dinossauros… Que só duraram alguns dias, enquanto os continentes se formavam…
  • Já é dia 30/Dez, e agora acontece a extinção em massa dos dinossauros !
  • Durante “todo” o dia 31/Dez nossa evolução de primata à Humanos Bípedes acontece
  • A escala agora diz respeito ao último minuto do ano (60 segundos)
  • Faltam apenas 25seg para terminar o ano e acontece a grande Revolução Agrícola !
  • Jesus Cristo nasce a pouco menos de 5seg, e começamos a contar nosso calendário ocidental….
É incrível pensar que…

Dá pra ficar horas analisando e falando inúmeros fatos, desdobramentos e conclusões. Mas para mim, 2 pontos são de suma importância se você quer se Reconectar com a Natureza.

  • Enquanto humanidade, se em tão pouco tempo conseguimos modificar tanto mal à Natureza, temos um enorme potencial de fazer muitas coisas boas ! Somos uma espécie com grandes habilidades nas mãos, e nas mentes!

  • Enquanto indivíduos, temos em nosso DNA, um bom tempo de conexão com a Natureza. Se soubemos acessar esse conhecimento, conseguiremos dar um salto de Reconexão e de Saúde, jamais vistos em nossa história.