PÍLULA VERDE & CULTIVE RESISTÊNCIA

Fitoterapia Indígena

Fitoterapia Indígena

Catarina e Dhevan são indígenas tupi-guaranis, acostumados com as ervas da mata desde crianças, decidiram compartilhar, pela primeira vez de forma online, seus conhecimentos recebidos por seus ancestrais, para que você possa melhorar sua saúde através de plantas.

FRUTO DESSA PARCERIA, o curso online de Fitoterapia Indígena é um apanhando dos conhecimentos indígenas tupi guaranis sobre o remédio que vem da floresta, que vem sendo usado pelo povo da floresta por muitos anos e que re-conecta os humanos a natureza. Através das falas de Dona Catarina e Dhevan Kawin, porta vozes deste conhecimento aqui, você terá a oportunidade de aprender e entender o quão importante é entender que somos parte da natureza e que o remédio está nela.

O curso presencial surgiu em 2016 com a proposta de fortalecer o conhecimento dos anciões e anciãs da aldeia, de fazer com que a comunidade resgatasse este conhecimento tão lindo e importante e gerar renda para os projetos da aldeia. Assim, o curso começou sendo ministrado nas aldeias tupi guaranis e logo se espalhou para outros espaços como centros culturais e unidades do Sesc espalhados pelo Brasil, somando mais de 2000 alunos e alunas inclusive de outras partes do mundo que se dirigem a aldeia para ter acesso a este conhecimento e a esta cultura.

O curso se tornou uma ferramenta empoderadora para a comunidade devido a importância gerada dentro da aldeia e para as pessoas de fora. A busca por este conhecimento superou todas as expectativas, tendo hoje uma grande lista de espera pois cada curso tem no máximo 40 [email protected]

O curso on line surgiu buscando chegar em ainda mais pessoas, queremos que este conhecimento se espalhe, chegue onde existirem pessoas buscando esta re-conexão com a natureza e o remédio do mato.

Este curso tem um conteúdo rico, de um povo que valoriza outra forma de riqueza, a natureza. São 66 aulas que envolvem os saberes passados de geração para geração dentro da aldeia, cantos, simpatias e um carisma inspirador. Mesmo no curso on line você conseguirá sentir esta riqueza e quem sabe se inspirar para estar um dia na aldeia, fazendo também o curso presencial, pois os dois se completam.

Desejamos que este conhecimento te inspire, resgate algo que está dentro de nós, a vida da natureza.

Aweté/Muito obrigado!

Cursos apoiados pelo Parceiro

Bushcraft

Amanda e Bruno Humanaterra

Hortas em Harmonia

Com uma metodologia usada em escolas, a Humana Terra já implantou centenas de hortas com sucesso em diferentes tamanhos e realidades.

Bushcraft

Peter Webb

Agrofloresta

Australiano, horticultor, estudou Permacultura com seu mentor Bill Mollison, por 14 anos viveu de modo autossustentável no Sul de Minas Gerais. Há mais de 20 anos tem paixão por dividir o que aprende com a natureza, para que o ser humano redescubra como produzir seu alimento em parceria com a Floresta

Fitoterapia Indígena

Samuel Betkowski

Fotografia de Pássaros

Além de especialista em animais silvestres e fotógrafo a mais de 12 anos, Samuel treinou muito sua didática em seus diversos cursos presenciais, incluindo estrangeiros, que vêm ao nosso país para a prática do birdwatching

PARCEIRO

A parceria surgiu em 2015 e não só uma parceria, mas também um aprendizado mutuo e inspirador. Apoio mutuo e cooperação é o que construímos juntos.

“Acreditamos e apoiamos esse portal de cursos on-line com um conteúdo incrível e que visa mostrar alternativas para a construção de relações mais saudáveis conosco e com o planeta

Aqui destacamos o curso de Fitoterapia Indígena, que produzimos nessa parceria e alguns cursos que apoiamos e que acreditamos ser de extrema importância para uma reconexão inspiradora com o planeta terra”

O que esse apoio significa ?

Acreditamos que essas doses de reconexão com a Natureza do Pílula Verde oferecem a você conhecimentos importantes para um novo estilo de vida.

Em termos práticos
Adquirindo os cursos online através dessa tela, o Cultive Resistência receberá um % do valor da venda, e utilizará esse valor para ajudar a manter seus projetos vivos e sonhar novas possibilidades.

Todos os custos dos projetos desenvolvidos pelo Cultive Resistência são mantidos pelas pessoas da organização e por pessoas que acreditam na nossa luta. Não recebemos, e nem queremos, apoio do governo ou de empresas que destroem o planeta, queremos o apoio de pessoas como nós, que podemos olhar nos olhos e dar as mãos para a construção de um mundo novo.

Sobre o parceiro

O Cultive Resistência promove práticas, táticas e pensa uma outra forma de vida, uma vida que busca Autonomia, Liberdade e respeito para as pessoas, a terra e todos os seres.

As táticas de resistência para conseguirmos chegar em nosso objetivo são inúmeras: a Permacultura, as práticas Faça-Você-Mesma, o Anarquismo, o cuidado com a nossa Alimentação e nossa Saúde, o cuidado com as pessoas, Cooperativas, Comunidade, Solidariedade, Consenso, Diálogo, o Veganismo (anti especismo) e as lutas por empoderamento e emancipação.

Acreditamos que as lutas estão inter-relacionadas e se complementam mutuamente e, além disso, estes também são os temas que nos inspiram e que nos mostram um futuro mais autônomo, cuidando da Terra, das Pessoas e com um sistema baseado em aprendizado, trocas, distribuição e valores justos, criando ambientes saudáveis e livres.

A Associação Cultive Resistência é totalmente sem fins lucrativos, desenvolve o Projeto social Vivência na Aldeia, que apoia aldeias indígenas na realização de seus sonhos, mantem uma editora de material libertário, ministra cursos de permacultura e mantem o Espaço Cultural Semente Negra, em Peruibe/SP.

Para saber mais sobre o Cultive Resistência e seus projetos acesse: cultiveresistencia.org

Caso deseje conhecer a agenda dos cursos presenciais, acesse o site vivencianaaldeia.org/agenda